Curso discute relação entre a feminização do HIV/Aids e violência de gênero

projetoprojetoEvento ocorre nos dias 8 e 9 de abril em Viamão (RS) o primeiro de três  

O município de Viamão/RS vai sediar nos dias 8 e 9 de abril o curso de capacitação intitulado “Desvendando conexões entre o HIV/AIDS e a Violência de Gênero”, executado pela ONG Coletivo Feminino Plural através do Projeto Conexões – Estratégias Integradas Contra o HIV/AIDS e a Violência de Gênero, que visa sensibilizar os profissionais da área de saúde, segurança pública, conselheiros/as de saúde e de direitos da mulher e sociedade civil para as conexões existentes entre as epidemias. O evento será das 9 às 17 horas, nos dias 8 e 9 de abril, no salão social do Paraíso Park, na Estrada Caminho do Meio, 14000 – Vila Augusta – Viamão.

A capacitação tem como finalidade ampliar o número de agentes envolvidos que, sensibilizados e instrumentalizados, poderão atuar na percepção das conexões/interseções entre os dois grandes problemas, impactando no Sistema Único de Saúde e nas políticas públicas em geral. Essas duas epidemias crescentes no Brasil são conectadas pelas desigualdades nas relações de gênero e mesmo assim, constata-se que há lacunas de informação com relação a conexão existente entre as duas. Este projeto será desenvolvido em Canoas, Porto Alegre e Viamão, municípios que apresentam dados preocupantes quanto ao HIV e a violência entre as mulheres. Tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e da Rede Feminista de Saúde e conta com as parcerias das Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos de Direitos e do Forum de Ongs/Aids. A participação é gratuita.

Programação

Entre os temas que serão debatidos no curso estão “A violência de Gênero e HIV/Aids”, “Violência Sexual”, “Atenção em Saúde e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, “Norma Técnica da Violência Sexual; Notificação da Violência; Notificação HIV”, “Conceito de Rede: Atenção em Saúde e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, entre outros.

Palestrantes

Secretária de Saúde de Viamão, Sandra Sperotto, Coordenadora da Seção Estadual DST/AIDS , Marina Silvestre Coordenadora do Projeto Conexões, Neusa Heinzelmann  Movimento Nacional Cidadâs Positivas – Silvia Aloia Instituto Geral de Perícias – Andrea Brochier Regional da Rede Feminista de Saúde, Telia Negrão Projeto Conexões – Lisarb DÓco Coordenadora Executiva Fórum Ong Aids, Márcia Leão Coordenadora do Centro de Referência para as Mulheres em Situação de Violência de Canoas, Renata Jardim

, ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *