ABORTOCOMUNICAÇÃOSAÚDE

COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA DIGITAL Para avançar os Direitos sexuais e Direitos reprodutivos em nossas comunidades

Pela celebração dos 25 anos de realização da Conferência Internacional do Cairo – ocasião em que os direitos sexuais e direitos reprodutivos foram descritos como essenciais à garantia dos direitos humanos, a Regional Paraná realizou Oficina e Roda de Conversa sobre Comunicação e Segurança Digital em Curitiba, na UFPR Campus Rebouças, com apoio do Fundo de Investimentos Social Elas.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, estiveram reunidas(os) para dialogar sobre os avanços que tivemos nesse campo, e para cuidar dos desafios que encontramos na trajetória; observando as lacunas e as oportunidades para impulsionar o desenvolvimento social e a Agenda 2030 da ONU.

Para avançar na proteção e garantia dos direitos humanos em nossas comunidades, e promover conhecimento acerca dos direitos sexuais e direitos reprodutivos (DSDR), este evento propôs abordar o uso estratégico de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), aliado aos métodos da comunicação popular e comunitária para impulsionar mudanças sociais e o desenvolvimento humano.
No primeiro dia, foi conversado sobre a democratização do acesso à informação e iniciativas populares e comunitárias de produção midiática. Também puderam conhecer experiências selecionadas de comunicação em direitos humanos e saúde coletiva.
No segundo dia, a proposta foi trabalhar em grupos para a criação de produtos de comunicação em alguns formatos sugeridos: podcast; spots de áudio para circulação pelo WhatsApp; listas de transmissão no WhatsApp; Rádio Zap; panfletos; cards para mídias sociais.
Ao final do evento, as participantes puderam:
1) Conhecer e valorizar diferentes ações estratégicas em comunicação para avançar os direitos sexuais e direitos reprodutivos nas comunidades;
2) Criar e produzir uma proposta de comunicação inovadora para seu próprio projeto/causa/comunidade.

Programação:

Terça, 10/12/2019-sala 120 14h00 às 18h00
Cairo+25 e os DSDR, nossos avanços e desafios: Ligia Cardieri, socióloga, coordenadora executiva da RFS
Leitura crítica de mídia e Hashtags como instrumento de mobilização: Karina Pizzini, jornalista, mestre em comunicação
Comunicação para o desenvolvimento e mudança social: Ana Carolina Franzon, jornalista, doutora em saúde pública
Projeto Fala Direito Comigo – Clínicas de Direitos Humanos :Taysa Schiocchet, doutora em direito e professora da Faculdade de Direito da UFPR
Novas TICs para customizar a comunicação na saúde: Livia Ciabati, informata biomédica, doutoranda em saúde pública

OFICINA
Quarta, 11/12/19 09h00 às 17h00
Abertura e boas vindas
Segurança digital das ativistas: Marcel Pereira, psicólogo, mestre em tecnologia e sociedade
Apresentação das propostas de trabalho
Trabalho em grupos: criação de um produto de comunicação
Intervalo para almoço
Reabertura dos trabalhos
Mostra, encaminhamentos e finalização