Podcast

O podcast Histórias Feministas é uma produção da Rádio Feminista de Saúde, com apoio da Alma Londrina Rádio Web e do Fundo Elas. Apoio Institucional do Fundo de Populações das Nações Unidas no âmbito do Edital nas Trilhas de Cairo.

#EP09 Sheila Sabag é a convidada deste último episódio da temporada 2021. Na Casa da Mulher Catarina desde 2009, Sheila atuou como Secretária Adjunta da Rede Feminista de Saúde na Gestão coordenada por Clair Castilhos, e atualmente, com Ligia Cardieri. Na entrevista, você confere sua expressiva atuação no movimento de mulheres de Santa Catarina, suas histórias de luta – desde a família de origem até o mais destacado órgão colegiado de controle social, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Sheila também fala de arte, liberdade e a gratidão pelo trabalho coletivo em defesa da igualdade de gênero. Confira gratuitamente pelo – bit.ly/historiasfeministas.

#EP08 Telia Negrão Na semana em que marcamos o 25 de Novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres – e abrimos as atividades dos 16 dias de ativismo, nossa convidada é Telia Negrão. Jornalista e consultora nas áreas de gênero, direitos humanos e políticas públicas no Coletivo Feminino Plural (Porto Alegre-RS), nesta entrevista Telia Negrão compartilha suas andanças pelo mundo das mulheres, desde onde os pés pisam o chão de barro até os mais solenes espaços de poder político. Telia Negrão em primeira pessoa você escuta gratuitamente pelo – bit.ly/historiasfeministas.

#EP07 Maria Luísa é de Taquari, Rio Grande Do Sul, e tem 57 anos. Psicóloga, mestra em Saúde Coletiva e especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos, atualmente, é pesquisadora de doutorado em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade. Sua trajetória é compartilhada com a participação no movimento de mulheres negras e feministas, e no controle social das políticas públicas. Foi Secretária Adjunta da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, de 2006 a 2011, e muito mais. Os detalhes você escuta gratuitamente pelo – bit.ly/historiasfeministas.

EP#06 Neste episódio conversamos com Maria Betânia Ávila, coordenadora geral do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. Nascida em Alagoas, em 1948, é socióloga com consolidada carreira de pesquisa e militância no campo dos direitos das mulheres, a saúde reprodutiva, o trabalho e o movimento social. Na década de 1970, participou do Círculo de Mulheres de Paris. De volta ao Brasil, colaborou o estabelecimento de toda a onda feminista que ocupava os mais diversos espaços de poder durante a redemocratização do país. Ouça as histórias de Betânia gratuitamente no Spotify – bit.ly/historiasfeministas.

#EP05 Maria José de Oliveira Araújo é carinhosamente conhecida como Mazé. Médica pediatra, psicanalista, especialista em saúde da mulher e da criança e saúde reprodutiva. Nascida na Bahia, em 1949, formou-se médica em 1975, e concluiu o Mestrado em Saúde Materno-Infantil, em 1977, na Universidade de Sorbonne. Em sua trajetória na medicina, criou o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde no início dos anos 80, integrou a fundação de organizações como a RFS, a Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y del Caribe e a Rede Médica pelo Direito de Decidir; e, em 1989 coordenou a implantação do primeiro Serviço de Aborto Previsto em Lei no país, na cidade de São Paulo. E mais: bit.ly/historiasfeministas.

#EP04 Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos é carinhosamente chamada Santinha Tavares. Nascida em 1948 em Bacabal, no Maranhão, militou pelo Partido Comunista Brasileiro e formou-se médica sanitarista, mestra em medicina social pela UERJ, no Rio de Janeiro, cidade onde vive desde então. Momentos históricos da resistência à ditadura militar e as inovações feministas no Brasil marcam toda a sua trajetória. Confira histórias sobre o Centro da Mulher Brasileira, a elaboração do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, e o primeiro Encontro de Saúde da Mulher, realizado em Brasília, em 1984. Ouça bit.ly/historiasfeministas.

#EP03 Na segunda parte da entrevista com Clair Castilhos, você confere as histórias sobre a fundação da Rede Feminsita de Saúde, em 1991, os encontros e assembleias nacionais, os trabalhos e a explosão de criatividade das primeiras manifestações feministas no Brasil. Junto da delegação de mulheres brasileiras, Clair Castilhos esteve também em Pequim, em 1995, participando da IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, da ONU. Participou também do Consenso de Montevideo sobre População e Desenvolvimento da América Latina, em 2013, no Uruguai. Confira! Ouça gratuitamente no Spotify – bit.ly/historiasfeministas.

#EP02 Clair Castilhos é natural de Sant’Ana do Livramento – RS, na fronteira com o Uruguai. Nascida em 1945, formou-se farmacêutica na UFRGS em 1968. Foi a primeira mulher eleita vereadora na capital de Santa Catarina, Florianópolis, com dois mandatos entre 1982 e 1992. Docente aposentada do departamento de Saúde Pública da UFSC, é uma das fundadoras da Casa da Mulher Catarina. Com a delegação de mulheres brasileiras viajou em 1995 para Beijing, na China, onde participou da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, da ONU. Atuando na RFS desde sua fundação, foi Secretária Executiva da Nacional entre os anos de 2011 e 2015. Conheça mais de Clair – bit.ly/historiasfeministas.

#EP01 Ligia Cardieri é socióloga, especialista em Saúde Coletiva e Epidemiologia, e atual Secretária-Executiva Nacional da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos. De Bauru-SP, formou-se no curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 1968. Tornou-se mãe de duas filhas antes dos trinta anos e, então, mudou-se para o Paraná, onde mora até hoje. Em Curitiba, colaborou com a fundação do Partido dos Trabalhadores e consolidou uma trajetória política em defesa da justiça social e dos direitos das mulheres. Mais sobre a vida e as realizações desta que se define uma ‘feminista socialista’ você confere no episódio de estreia aqui no site e no Spotify – bit.ly/historiasfeministas.