O podcast Histórias Feministas é uma produção da Rádio Feminista de Saúde, com apoio da Alma Londrina Rádio Web e do Fundo Elas. E apoio Institucional do Fundo de Populações das Nações Unidas no âmbito do Edital nas Trilhas de Cairo.

#EP05 Maria José de Oliveira Araújo é carinhosamente conhecida como Mazé.
Médica pediatra, psicanalista, especialista em saúde da mulher e da criança e saúde reprodutiva.
Nascida no interior da Bahia, em 1949, formou-se médica na Universidade Federal da Bahia em 1975, e concluiu o Mestrado em Saúde Materno-Infantil, em 1977, na Universidade de Sorbonne, Paris. Lá, participava do Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris, grupo de ativistas que após a Anistia influenciou a organização das primeiras ações feministas no Brasil. Em sua trajetória na medicina, criou o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde no início dos anos 80, um ambulatório que implementou pela primeira vez no país uma abordagem de cuidado em saúde que centrada nos direitos humanos das mulheres durante o atendimento em saúde para questões reprodutivas, obstétricas e ginecológicas.

#EP04 Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos é carinhosamente chamada Santinha Tavares.
Nascida em 1948 em Bacabal, no Maranhão, militou pelo Partido Comunista Brasileiro e formou-se médica sanitarista, mestra em medicina social pela UERJ, no Rio de Janeiro, cidade onde vive desde então. Momentos históricos da resistência à ditadura militar e as inovações feministas no Brasil marcam toda a trajetória de Santinha. Como o Centro da Mulher Brasileira (CMB), primeira organização brasileira de estudos e ação feminista. Também participou da elaboração do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) em 1983, e o primeiro Encontro de Saúde da Mulher, realizado em Brasília, em 1984. Esteve em Pequim, em 1995, junto das 300 brasileiras que foram à quarta Conferência da ONU sobre as mulheres. Foi Conselheira Nacional da Saúde e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU) do Conselho Nacional de Saúde. Confira estas e outras histórias de vida e de luta no episódio do Podcast Podcast Histórias Feministas com Santinha Tavares.